Inauguração da Unidade de Convalescença da Santa Casa da Misericórdia

convalescenca2Realizou-se no passado dia 26 de março a inauguração da Unidade de Convalescença da Santa Casa da Misericórdia, com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Prof. Dr. Fernando Araújo. A cerimónia contou também com a presença do Senhor Presidente da ARS-Norte, Dr. Pimenta Marinho, assim como da Vogal do Conselho de Administração da ARS-Norte, Enf. Paula Duarte, e o Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Dr. Franklim Ramos. A edilidade concelhia esteve representada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Manuel Esteves, acompanhado pelo Executivo Municipal. Marcaram também presença na cerimónia os representantes de diversas instituições concelhias, como o Presidente dos Bombeiros Voluntários, Dr. Germano Amorim, e o Comandante do Corpo Operacional, Senhor Filipe Guimarães, o Comandante do Posto Territorial da GNR, Sargento-ajudante Gustavo Rocha Taveira, assim como o Presidente dos Centros Paroquiais do Vale e São Jorge, Padre Belmiro Amorim. À cerimónia apresentaram-se inúmeros Irmãos da Irmandade, assim como os Mesários e Provedor. O Juiz Desembargador, Dr. Júlio Pinto, convalescenca3que preside ao Tribunal Judicial da Comarca de Viana do Castelo, esteve também na inauguração, assim como a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Cristina Oliveira. A cerimónia contou ainda com a presença de muitos autarcas de Freguesia, e da Assembleia Municipal, que marcaram presença na sua qualidade de eleitos.

O programa da inauguração iniciou-se com a visita às Unidades de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração, tendo a mesma sido orientada pela Diretora Clinica Dr. Belmira Reis, e pela Diretora das Unidades Enf. Vânia Afonso. Ao longo da visita foram colocadas questões pelo Senhor Secretário de Estado relativas ao funcionamento das Unidades, origem territorial, em termos concelhios, dos utentes que mais procuram os serviços, assim como as maiores dificuldades sentidas em termos da atividade desenvolvida.

convalescenca1Chegados ao último piso do Complexo Vilagerações, o Capelão da Instituição, Padre Aventino Freitas, procedeu à bênção da nova Unidade de Convalescença, tendo sido descerrada a placa de inauguração, assinalando a abertura formal a Unidade de Convalescença, assim como a presença do Senhor Secretário de Estado que presidiu à inauguração.

Por fim, teve lugar a sessão solene, numa carpa exterior, onde decorreram as intervenções dos representantes das entidades presentes. O Provedor da Santa Casa, Comendador Dr. Francisco de Araújo, agradeceu a presença do Senhor Secretário de Estado, assim como das diversas Instituições presentes, nomeadamente a Câmara Municipal, e Segurança Social, que constituíam a mesa da sessão. Enalteceu a atitude da ARS-Norte e do Senhor Secretário de Estado por terem decidido, ao contrário do anterior Governo, abrir a Unidade de Convalescença, servindo com esta decisão as populações de Arcos de Valdevez e de todo o Alto Minho, atendendo que a Unidade com 23 e camas convalescenca4serve todos os 10 concelhos do Distrito de Viana do Castelo. Salientou que foi uma decisão corajosa, honrando a palavra dada, ao contrário de outros, criando assim um serviço de proximidade para as populações que necessitam deste tipo de equipamentos de saúde. Sublinhou a enorme satisfação pessoal, e de toda a Mesa Administrativa por ser possível à Santa Casa disponibilizar às populações, nomeadamente aos Arcuenses, as três tipologias de Unidades de Cuidados Continuados, considerando tal uma mais-valia para toda a população. Terminou, solicitando ao Senhor Secretário de Estado o alargamento da Convenção de Imagiologia, possibilitando servir melhor as populações, sobretudo as mais idosas, evitando-se assim deslocações para efetuar exames que podem ser realizados no Centro Clínico do Hospital de São José, propriedade da Misericórdia, o qual possui recursos humanos e equipamento adequado.

convalescenca5Seguidamente a Senhora Diretora da Segurança Social, Dr. Cristina Oliveira, manifestou a sua satisfação pela abertura de mais uma Unidade de Cuidados Continuados no Distrito, com especial enfoque no facto de se tratar de uma Unidade de Convalescença, direcionada para doentes que necessitam de reabilitação numa situação pós-operatória, considerando tal de muita importância para as populações. O Senhor Presidente da Câmara expressou o seu contentamento por se estar a abrir mais um serviço aos Arcuenses, numa tipologia de Cuidados Continuados mais especializados. Deu os parabéns à Santa Casa pelo Trabalho desenvolvido, tendo ressalvado a sua qualidade de Presidente da Assembleia Geral, exortou o Senhor Secretário de Estado a apoiar a instituição na abertura de uma resposta para as demências, considerando tal de primordial importância. Por fim o Senhor Secretário de Estado manifestou o seu contentamento por estar a inaugurar mais uma Unidade de Convalescença, tendo frisado que tal respondia ao cumprimento do planeamento desenvolvido, visando servir as populações, mesmo as do interior. Às solicitações apresentadas deixou a palavra que convalescenca7seriam avaliadas por forma a se aferir da sua exequibilidade, quer no âmbito da satisfação das necessidades sentidas, quer das políticas estratégicas estabelecidas, atendendo aos recursos existentes.

Arcos de Valdevez ganha mais um equipamento na área da saúde, com a abertura da nova Unidade de Cuidados de Convalescença. Trata-se de uma resposta que muito contribuirá para a qualidade de vida das populações do Alto Minho, e dos Arcuenses em particular. Igualmente, muitos jovens qualificados na área da saúde encontraram, com a abertura desta Unidade, uma oportunidade de desenvolverem a sua atividade profissional na sua terra, contribuindo assim para sediar pessoas jovens, e qualificadas, no nosso concelho.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.