As Unidades de Cuidados Integrados de Média Duração e Reabilitação e de Longa Duração e ManutençãoVilagerações/Bem-Cuidar, pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez inauguradas há cerca de 5 anos e meio, consideradas Unidades de referência, prestam cuidados de saúde e de apoio social de forma contínua e integrada. Priorizam a busca pela excelência de cuidados prestados como uma constante e o esforço de todos os colaboradores é notório para atingir esse objetivo. Recentemente foram alvo de uma ampliação, quer na sua estrutura física quer nos acordos estabelecidos com a ARS Norte e ISS.I.P., possuindo atualmente 44 camas de Média Duração e 38 camas de Longa Duração.
Contam com uma equipa ampla, jovem, especializada, empreendedora e dinâmica, que enfatiza a abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, constituída por enfermeiros, auxiliares de acção médica, médicos, técnicas superiores de serviço social, psicóloga, nutricionista, animadores socioculturais, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, fisiatra, farmacêutico e técnico de farmácia que assumem um compromisso diário e estabelecem uma integração dos vários saberes no sentido de disponibilizar aos seus clientes serviços de qualidade que satisfaçam as suas necessidades básicas e/ou as atividades de vida diária. É defendida a premissa de que cada cliente deve ser visto como um todo: um ser humano complexo com necessidades específicas e que merece um atendimento humanizado, visando o seu bem-estar a todos os níveis, não podemos esquecer o serviço de cabeleireiro, os serviços religiosos e o serviço de voluntariado, que também contribuem para o bem-estar físico, emocional e psicológico. As UCC Vilagerações/Bem Cuidar mantém a filosofia de portas abertas para toda a comunidade, estabelecendo parcerias com a mesma e incluíndo os nossos clientes na cultura dessa comunidade. O serviço de voluntariado, apesar de escasso, pretende-se que se expanda, e são todos sempre bem-vindos nas Unidades Vilagerações aqueles que têm a grandeza de dar um pouco de si a quem tanto precisa. No entanto os elementos principais desta equipa são os nossos clientes e suas famílias/prestadores de cuidados, aos quais disponibilizamos serviços de qualidade baseados em normas, planos e protocolos, de forma a garantir a satisfação de todos os usuários, proporcionado cuidados de saúde personalizados e espelhados em planos de cuidados e em planos individuais de intervenção. De modo a, independentemente da idade, ajudar estas pessoas em situação de dependência na busca pela sua recuperação, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, assim como promovendo a sua integração social. A melhoria da qualidade de vida actual e futura dos clientes e das suas famílias é um valor em que assentam diariamente as nossas actividades. Assim como o respeito pela dignidade humana e pela igualdade de tratamento a que todos os clientes têm direito. Medir indicadores de qualidade permite aos profissionais de saúde o processo de tomada de decisão baseado nos seus resultados. Desta forma torna-se possível modificar e aperfeiçoar as suas práticas diárias, por meio de comparação e troca de informações interdisciplinares.
Para tal, foram criados grupos de trabalho- Grupo de Gestão de Risco, Comissão de Controlo de Infecção: Núcleo de Feridas; Equipa de Formação em Serviço; Grupo de Caracterização dos Clientes das Unidades de Cuidados Continuados- UCC, que entre outras actividades recolhem trimestralmente dados para no final do ano elaborarem relatórios sobre indicadores de saúde, que nos traduzem o desempenho anual das Unidades de Cuidados Continuados, como: número de quedas ocorridas; número de erros de medicação; prevalência e incidência de lesões tegumentares (feridas); prevalência e incidência de infecções respiratórias e urinárias; taxa de agudizações; taxa de óbitos assim como o estudo demográfico de todos os clientes que passam pelas Unidades de Média e Longa Duração durante o ano. Fruto destas práticas as UCC foram distinguidas, em 2014, com o Prémio de Saúde Sustentável na categoria de Cuidados Continuados, cuja atribuição é da responsabilidade da Sanofi com as parcerias da Cofina, Jornal de Negócios, Ministério da Saúde e a Direção Geral de Saúde. Receberam ainda uma menção honrosa relativa à qualidade clínica e ganhos em saúde. Conscientes que a prestação de bons cuidados tem significados diferentes para diferentes pessoas, avaliamos trimestralmente o grau de satisfação dos clientes das UCC através de questionários e disponibilizando caixas de sugestões/reclamações, perseguindo sempre os mais elevados níveis de satisfação, tendo consciência que nos cuidados prestados, o contexto em que ocorrem, assim como a estrutura, o processo e os resultados influenciam-nos de forma directa. Concludentemente, com o trabalho desempenhado por toda a equipa podemos conhecer os resultados da nossa prática e definir estratégias de intervenção baseadas na realidade, eficazes e eficientes, não esquecendo os princípios do desenvolvimento sustentável e a busca por processos de melhoria contínua, que nos façam crescer, enfatizando as nossas potencialidades e minorando as necessidades diagnosticadas.