EDP SOLIDÁRIA - SAÚDE 2016 - BEM HUMANIZAR
O termo paliativo tem a sua origem no étimo latino “palliare” cujo sentido remete para acolher, abrigar, proteger. ( Twycross, 2003).
Segundo a Organização Mundial de Saúde os Cuidados Paliativos definem-se, como “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos doentes e suas famílias que enfrentam problemas associados às doenças graves e/ou avançadas e progressivas, através da prevenção e alívio do sofrimento por identificação precoce, prevenção e tratamento impecáveis da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais”.
Os cuidados Paliativos determinam 4 pilares básicos sendo eles:
- Controlo sintomático;
- Comunicação adequada;
- Apoia à família;
- Trabalho em equipa.
Neste sentido e de uma forma simples afirmamos que os Cuidados Paliativos valorizam a vida e consideram a morte um fenómeno natural e, como tal, não a aceleram nem a retardam. O seu objetivo central é a redução do sofrimento dos doentes e familiares e a promoção da máxima qualidade de vida possível.
Com base nestes princípios e reconhecendo a importância da existência deste tipo de resposta, surge a Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Bem-Humanizar.
Esta equipa de cuidados paliativos domiciliários resulta assim, da parceria da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e da Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e da Fundação PT.
Esta, visa responder a problemas que decorrem de doença avançada, prolongada, incurável e progressiva, assim como, a prevenção do sofrimento gerado, proporcionando a melhor qualidade de vida possível aos utentes/família. Baseia-se no controlo ativo dos sintomas, na comunicação eficaz com o doente/família, e na prática de um trabalho interdisciplinar em equipa. A atuação pode durar dias, semanas ou meses, prolongando-se pelo período do luto.
O apoio da Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos – Bem-Humanizar é disponibilizado a todos os doentes dos conselhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Barca de forma gratuita, e tem como principais objetivos responder às necessidades e preferências dos doentes, promovendo cuidados diferenciados no domicílio; promover maior eficiência e redução dos gastos em saúde; diminuir o tempo de internamento dos doentes; promover o controlo de sintomas, a dignidade, o conforto e a qualidade de vida dos doentes; diminuir a afluência ao Serviço de Urgência; promover o envolvimento da família e/ou pessoas significativas nos cuidados prestados e o apoio no processo de luto.
- Anterior
- Seguinte >>