Decorreu na Misericórdia de Arcos de Valdevez a apresentação nacional do Balcão SNS 24 nos ERPI. Estiveram presentes o Senhor Secretário de Estado da Saúde Dr. Ricardo Mestre, a Senhora Secretária de Estado da Inclusão, Dr.ª Ana Sofia Antunes e diversos responsáveis do Ministério da Saúde como o Dr. Luís Pedro Gois Presidente dos SPMS( Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), a Dr. Fátima Fonseca, Vice-Presidente da Direção Executiva do SNS, o Dr. Luís Nunes, Presidente da ARS-Norte e o Dr. Franklim Ramos, Presidente da ULS do Alto Minho. Na cerimónia estiveram igualmente presentes os responsáveis nacionais da União das Misericórdias, Dr. Manuel de Lemos, o Presidente das Mutualidades Portuguesas Dr. Luís Alberto Silva, o Vice-Presidente da CONFECUP, Dr. Joaquim Pequicho e a Dr.ª Filomena Bordalo em representação da CNIS.
O lançamento do Balcão SNS 24 possibilitará às ERPI`s que o integrem efetuarem através do balcão a marcação de consultas e teleconsultas, renovar medicação crónica, consultar resultados dos exames, assim como realização de teleconsultas em diversas especialidades. Os ERPI`s que vierem a integrar este projeto podem disponibilizar este serviço aos seus utentes respondendo a necessidades que se coloquem na área da saúde, evitando muitas deslocações ao Centro de Saúde (USF) ou ao hospital.
O Provedor da Misericórdia, Dr. Francisco de Araújo, manifestou a sua satisfação por o Vilagerações ser o primeiro ERPI a ter este serviço no âmbito do projeto piloto que vai desenvolver-se no Alto Minho.