VISÃO
Promover a resposta social de forma sustentada, integrada numa rede de parceiros sociais. Ser um modelo de referência enquanto Instituição, aproximando as pessoas através da consolidação de afectos, do desenvolvimento humano e de valorização do cliente e da qualidade dos serviços prestados.
MISSÃO
A Instituição tem por Missão promover o desenvolvimento global dos clientes e a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades de vida diária. Promover acções com qualidade, dinamismo e multidisciplinaridade, que promovam a reabilitação e a integração, evitando a desigualdade e a exclusão que estas pessoas estão sujeitas. Deve assentar claramente numa filosofia de “portas abertas” para a comunidade possibilitando uma inclusão não só dos clientes, mas da própria instituição na cultura a que pertence.
A Missão está suportada nos seguintes Valores:
- A melhoria da qualidade de vida actual e futura dos clientes;
- A melhoria da qualidade de vida actual e futura das suas famílias;
- A atenção às potencialidades de cada cliente;
- A atenção às necessidades das famílias;
- Promoção da efectiva integração social dos clientes;
- O respeito absoluto pela legalidade, pela igualdade de tratamento de todos os clientes/familiares atendidos e pelos direitos e interesses destes, protegidos por lei;
- A qualidade de gestão assente em critérios técnicos, humanos, económicos e financeiros eficazes.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A obtenção da Qualidade nas atividades desenvolvidas e nos serviços prestados aos clientes pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez é um compromisso assumido e partilhado pela Mesa Administrativa e por todos os colaboradores da Instituição, mediante a aplicação dos princípios de serviço de solidariedade e os conceitos de trabalho em equipa e dos processos de melhoria contínua.
Através da qualificação, sensibilização e motivação dos nossos colaboradores para a excelência do serviço prestado e na orientação da gestão pelos princípios do desenvolvimento sustentável, o nosso objetivo é oferecer aos clientes serviços que satisfaçam as suas necessidades, acrescentando continuamente valor aos padrões globais da qualidade de vida.
O cumprimento dos requisitos da Norma NP ISO 9001 e do Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (elaborado pela Segurança Social) tem em vista a obtenção da Certificação da Qualidade baseada nesta Norma e resulta de um projecto em que a Instituição acredita.
É nosso propósito consolidar o reconhecimento da Instituição como sendo das que apresentam mais altos indicadores de qualidade de vida do país.
Neste sentido, a nossa Política da Qualidade traduz-se nos seguintes fatores chave:
- Melhoria contínua da Qualidade;
- Satisfação explícita do Cliente e Comunidade em Geral;
- Cumprimento dos Requisitos Legais;
- Estabelecimento de relações de parceria com a comunidade e diversas entidades;
- Motivação e Especialização do quadro de Recursos Humanos.