“ASILO CERQUEIRA GOMES - (Quinta do Paraíso) ACTUALMENTE CASA CERQUEIRA GOMES”
O Joaquim Cerqueira Gomes fez testamento em 6/9/1929 e diz: “…deixo todo o remanescente da minha herança, que instituo por minha única herdeira a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez com a condição e obrigação de satisfazer todos os legados que ficam mencionados pela forma como estão, sem restrição alguma, e ainda com a condição e obrigação de na minha Casa da Quinta do Paraíso, aonde resido, instalar um Asilo que se destinará a recolher, vestir e educar crianças de ambos os sexos, órfãos, as quais se educarão, além de ler e escrever e de mais prendas domésticas, na prática da lavoura e criação de animais domésticos para o que será empregada toda a minha Quinta do Paraíso referida, pois esta em tempo algum poderá ser em outra coisa empregada nem tão pouco alienada seja por que título for, pois toda será aplicada na prática do ensino que deixo dito.
Em 26 de Março de 1930 a Mesa reune para estudar o testamento de tão grande benemérito com todos os seus encargos, que eram bastantes, mas aceita porque é muito vantajoso.
As obras na Casa do Paraíso para o Asilo já estavam começadas pelo benemérito e de tal modo adiantadas que "com um dispendio de cento e poucos contos ficará concluído o edifício para o asilo, edifício que sem dúvida é um dos melhores do distrito para o fim a que se destina.”
Em 1935 entraram no Lar Cerqueira Gomes as primeiras crianças.
Este edifício destinava-se a albergar crianças do sexo feminino provenientes de diversas localidades do país. A Quinta do Paraíso, onde se localiza este edifício foi doada à Santa Casa da Misericórdia pelo benemérito Joaquim Cerqueira Gomes. Este edifício foi objecto de uma requalificação total que terminou em 2006 e entraram em funcionamento mais valências, como sejam as de creche, jardim-de-infância e ATL.