Irmandade da Misericórdia de Arcos de Valdevez participou na Missa e Solene Procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa

procissaosrlapa1No passado dia 11 de agosto, e inserida nas Festas de Nossa Senhora da Lapa, decorreu a missa e Solene Procissão em Honra da Nossa Senhora da Lapa. O andor de Nossa Senhora da Porta foi um dos vários andores que participaram nas festividades religiosas e foi transportado na procissão por irmãos da Instituição. A acompanhar estiveram inúmeros elementos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

Esta participação já acontece há alguns anos e está cada dia mais enraizada nos costumes da Instituição.

A realidade que se impõe

provedorPerante os desafios que o presente nos coloca, a questão demográfica, onde a natalidade e o envelhecimento sobressaem, prognostica enormes problemas e bloqueios futuros. Portugal entre 2011 e 2018 perdeu 2,52% da sua população que corresponde a 265 781 pessoas. Somos o sétimo país que mais população perdeu na União Europeia segundo o Eurostat. A Região Norte teve uma quebra populacional de 3.11%. O Alto Minho perdeu um pouco mais do dobro, ou seja 5,40%, que corresponde a menos 13 195 pessoas. O distrito tem hoje pouco mais de 230.000 pessoas. Longe vão os tempos em que eramos 250.000 habitantes no Alto Minho. Melgaço tem uma perda populacional de 10,87%, seguindo-se Arcos de Valdevez com 7.66%. Residem hoje no concelho 20 970 pessoas segundo os dados do INE. Como podemos verificar o país, a Região Norte e o distrito, em todos os seus concelhos, perdem população.

A taxa de natalidade era em 2011 de 9,2%, descendo para 8,5% em 2018, sendo em 1960 de 24,1%. O declínio da natalidade no país tem aumentado o problema demográfico.

A recessão demográfica é um problema há muito constatada por várias instâncias do Estado, à qual não foi dada resposta, ao contrário do verificado em muitos outros países com políticas efetivas de apoio à natalidade e ao envelhecimento. A continuar esta perda demográfica Portugal estará reduzido em 2080 a 7,5 milhões de pessoas. Este é um problema grave com enormes consequências futuras a vários níveis, nomeadamente na produção de riqueza e criação de bem-estar.

Bispo de Guiné Bissau visitou a Misericórdia de Arcos de Valdevez

visitabispoguine1No passado dia 09 de agosto, a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez foi visitada por Vossa Excelência Reverendíssima José Cãmnte Na Bissing, Bispo de Guiné Bissau.

No âmbito da sua deslocação a Portugal foi recebido pelo Sr. Provedor da Instituição, Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo e pelas responsáveis da área da saúde e sénior da Instituição. Após uma apresentação da Instituição e dos serviços prestados pela mesma, os presentes calcorrearam a Instituição para observar as dinâmicas da mesma.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Complexo Vilagerações

Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez

Rua Comendador Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, nº 146

4970-600 Arcos de Valdevez

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.