“O ASILO DE INVÁLIDOS ACTUALMENTE LAR SOARES PEREIRA”
Em 18 de Janeiro de 1925 faleceu no Brasil José António Soares Pereira, da freguesia de Prozelo que deixou escrito no seu testamento o seguinte: “...Lego uma parte para a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; à Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez e finalmente as três últimas partes, da maneira seguinte: Lego uma parte para adquirir um terreno e fazer uma Casa para a velhice desamparada que terá a denominação de Asilo Soares Pereira e as duas partes restantes, para empregarem na compra de títulos do governo, a fim de, como rendimento, manter o asilo sob a fiscalização da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez. O Asilo deverá ser situado na freguesia do meu nascimento de Santa Marinha de Prozelo…”.
O Asilo que existia nos Arcos estava a cargo da Irmandade da Nossa Senhora da Peneda e tinha o nome de Asilo de N.ª S.ª da Peneda. E como tinha dificuldades financeiras os testamenteiros José António Soares Pereira, periodicamente enviavam do Brasil juros das apólices, que ja eram do Asilo.
Comprou-se então o terreno em Prozelo, onde se construiu o edifício, que custou 780.000$00.
No concurso para a obra em 25/09/1935 apareceram 6 concorrentes, mas foi entregue a
Augusto Cristina, que a terminou em 15/05/1939.
Em 31/7/1939, transitaram os idosos do Asilo de N.ª S.ª da Peneda para o novo Asilo “Soares Pereira”, em Prozelo, a cargo da Santa Casa, onde ainda se encontram hoje.
Em 1980 e 2004 o edifício sofreu profundas obras de remodelação conservação. Hoje podemos afirmar que é um bom Lar e bem adaptado aos tempo actuais.