Lar Soares Pereira

“O ASILO DE INVÁLIDOS ACTUALMENTE LAR SOARES PEREIRA”

soares exterior2Em 18 de Janeiro de 1925 faleceu no Brasil José António Soares Pereira, da freguesia de Prozelo que deixou escrito no seu testamento o seguinte: “...Lego uma parte para a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; à Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez e finalmente as três últimas partes, da maneira seguinte: Lego uma parte para adquirir um terreno e fazer uma Casa para a velhice desamparada que terá a denominação de Asilo Soares Pereira e as duas partes restantes, para empregarem na compra de títulos do governo, a fim de, como rendimento, manter o asilo sob a fiscalização da Santa Casa da Misericórdia dos Arcos de Valdevez. O Asilo deverá ser situado na freguesia do meu nascimento de Santa Marinha de Prozelo…”.

O Asilo que existia nos Arcos estava a cargo da Irmandade da Nossa Senhora da Peneda e tinha o nome de Asilo de N.ª S.ª da Peneda. E como tinha dificuldades financeiras os testamenteiros José António Soares Pereira, periodicamente enviavam do Brasil juros das apólices, que ja eram do Asilo. 

Comprou-se então o terreno em Prozelo, onde se construiu o edifício, que custou 780.000$00. 

No concurso para a obra em 25/09/1935 apareceram 6 concorrentes, mas foi entregue a

Augusto Cristina, que a terminou em 15/05/1939.

Em 31/7/1939, transitaram os idosos do Asilo de N.ª S.ª da Peneda para o novo Asilo “Soares Pereira”, em Prozelo, a cargo da Santa Casa, onde ainda se encontram hoje.

Em 1980 e 2004 o edifício sofreu profundas obras de remodelação conservação. Hoje podemos afirmar que é um bom Lar e bem adaptado aos tempo actuais.

Santa Casa da Misericórdia

de Arcos de Valdevez

Edifício Vilagerações, Quinta do Paraíso

4970-748 Arcos de Valdevez

Viana do Castelo

Tel: 258 510 110

Fax: 258 510 119

Email: geral@scmav.pt

Please publish modules in offcanvas position.